*Por Ludhiana Brock, Head de Inovação e Tecnologia da Otima
Muito tem se falado ultimamente da importância de gerar experiências únicas para os consumidores em toda a sua jornada com a marca. Isso é Customer Experience (CX) — ou Experiência do Consumidor, em português. Mas você já chegou a considerar os espaços públicos da cidade para aprimorar os touchpoints com seu cliente final?
As transformações tecnológicas reinventaram a mídia digital out-of-home, promovendo campanhas sensoriais e novas maneiras de interação entre anunciantes e consumidores, que comprovam que existe uma nova era no marketing de experiência.
Impensável nos dias de hoje não incluir o formato de OOH em um plano de marketing com o alcance e segmentação que ele apresenta. Os mobiliários urbanos estão cada vez mais modernos e tecnológicos, e as pesquisas mostram a evolução desse segmento e a eficiência, assim como aceitação por parte dos usuários a este tipo de publicidade.
Segundo o estudo Inside OOH – Panorama do meio e seu potencial, publicado pelo Kantar Ibobe Media em parceria com a ABOOH (Associação Brasileira de Out of Home), o OOH tem sido um dos meios favoritos do mercado, com a veiculação de campanhas de grandes marcas como Netflix, Google, iFood e Uber.
De acordo com a pesquisa é possível analisar alguns aspectos do perfil do brasileiro em relação à OOH:
- 39% dos brasileiros gostam de ver publicidade nesse canal, sendo que a média global é de 33%.
- 85% das pessoas impactadas pelo OOH possuem smartphone;
- 13% das pessoas estão andando mais a pé;
- 88% usam regularmente a internet;
- 37% fazem uso da bicicleta como meio de transporte no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O outdoor já completa mais de oito décadas no Brasil e desde então o mercado publicitário passou por grandes mudanças na forma de atingir e impactar o consumidor, com formatos variados. As campanhas podem ainda utilizar o tradicional outdoor, mas a verdadeira interação acontece por meio de painéis digitais, que permitem sentir texturas, aromas e experimentar produtos. Quanto mais inusitada a ação, maior o engajamento e resultado para as marcas.
Vale toda criatividade para captar a atenção do consumidor! Em um projeto cenográfico inédito, por exemplo, a Otima reproduziu em um dos seus painéis o aterrorizante armário de Annabelle 3: De Volta para Casa, lançado em junho deste ano pela Warner Bros. Pictures. A ação causou, em um primeiro momento, a expectativa dos pedestres com o armário vazio. Logo após o evento de pré-estreia em São Paulo, a boneca utilizada em gravações do filme apareceu no painel, causando calafrios nos paulistanos. A campanha, desenvolvida pelas agências J. Walter Thompson e BE180°, proporcionou uma grande oportunidade para que os fãs dos filmes do universo de Invocação do Mal – e demais corajosos de plantão –, vissem a protagonista do longa-metragem de pertinho.
A Visa, patrocinadora global das Olimpíadas Rio 2016, transformou um dos painéis da Otima em sampling machine. Ao inserir os 6 dígitos iniciais do cartão Visa, o usuário recebia um brinde exclusivo da marca. Foram mais de mil brindes distribuídos em apenas 2 dias e 35 ingressos para os Jogos Olímpicos!
Esperar ônibus e sentir cheiro de bacon. A parceria com a agência África desenvolveu uma campanha publicitária sensorial para apresentar o ketchup Heinz sabor bacon e cebola caramelizada. Enquanto usuários do abrigo de ônibus instalado na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio aguardavam o transporte coletivo, era possível sentir um cheirinho do produto, aguçando a fome dos amantes de bacon. Por meio de um dispositivo instalado no totem o aroma era dispersado no ar.
Para divulgar o musical Fantasma da Ópera, a Otima com a Time For Fun desenvolveu um painel que foi equipado com a tecnologia de realidade aumentada, onde os usuários interagiram com uma tela sensível ao toque e equipada com câmera e software especial. Para completar, uma superintegração com o mobile, onde as fotos tiradas eram enviadas via SMS para o celular do participante.
Essas são experiências que tocam o emocional das pessoas, e vêm lado a lado com a reinvenção das cidades. Os espaços ganham em relevância, prestam serviços, engajam, mobilizam e ainda comunicam.
E você, está disposto a fazer a diferença na sua comunicação com o consumidor? Utilizar os espaços públicos de grandes metrópoles pode ser uma ótima forma de interagir com o seu cliente. E a Otima está aqui para ajudar nessa missão!