As duas datas do ano mais importantes para o varejo, fecham uma temporada anual que gera grande movimentação no mercado, começando com a Black Friday, que dura até o Natal.
Este período abrange a Cyber Monday, criada especialmente para as compras realizadas na internet, e o pagamento do 13º salário, o que influencia o crescimento das vendas nesta época.
Para entender melhor como esse período pode ser bem aproveitado por empresas de todos os segmentos, reunimos alguns dados sobre o comportamento do consumidor, a previsão de compras nesse período e como o OOH pode ser um importante meio nesta época.
A Black Friday
Grande parte dos consumidores já compraram e pretendem comprar novamente nesta edição da Black Friday, de acordo com pesquisas do GFK:
- 76% dos pesquisados afirmam que já compraram em pelo menos duas edições — e asseguram que comprarão novamente na edição de 2019;
- 34% do público já se planeja para comprar algum produto específico;
- 33% ainda não sabem, mas pretendem aproveitar as oportunidades.
Em pesquisa realizada pela área de Pesquisa e Audiência do UOL AD LAB, em parceria com a MindMiners, com 500 pessoas maiores de 18 anos no Brasil das classes AB e C, por meio de questionário online.
Os consumidores se mostram receptivos a opções novas. Isso aponta a importância das marcas se posicionarem com antecedência e não apenas um mês antes da Black Friday, porque:
- 55% buscam opções com mais de um mês de antecedência;
- 12% afirmam que começam a olhar ofertas a poucos dias da promoção;
- 18% iniciam os comparativos seis meses antes;
- 61% dos consumidores estão dispostos a gastar acima de R$ 500,00 este ano;
- 39% das pessoas que nunca consumiram nada na data, pretendem comprar este ano.
Considerando estes dados, os produtos mais desejados nesta edição são:
- Eletrônicos: 58%
- Eletrodomésticos: 47%
- Telefonia/celulares: 46%
O Natal
Para os brasileiros, presentear outras pessoas nesta data é algo muito importante, o que contribui para o aumento do ticket médio. Para os consumidores, é o momento de comprar produtos que muitas vezes já estão na lista de desejos, mas aguardando a oferta certa para efetivar a compra:
- 38% da renda do mês de dezembro é reservada para a compra de presentes;
- 6,5% é o aumento previsto no ticket médio das compras para o Natal de 2019;
- 23% dos trabalhadores devem usar parte do 13º com presentes de Natal, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SP Brasil).
O público analisado — pessoas de São Paulo e Rio de Janeiro (AS – ABC), com mais de 16 anos e pretensão de compra para os próximos 12 meses — confirma as três principais categorias desejadas para esta época:
- Eletrodomésticos: 56%
- Eletrônicos: 50%
- Celulares: 48,5%
Isso representa 2,9 milhões de potenciais consumidores ou 15% da população, sendo que os consumidores que possuem pretensão de compra para os próximos 12 meses correspondem a 17% que observam o OOH.
Qual é a relação do OOH com esse período?
Do público que observa a mídia OOH, possuímos maior concentração de consumidores que têm interesse nas categorias apresentadas anteriormente. Para os varejistas, as datas são as grandes vitrines de vendas e um bom momento para impactar os consumidores.
Além disso, segundo a pesquisa realizada pela UOL AD LAB, 52% dos consumidores acham que os descontos apresentados são parcialmente confiáveis e 37% pouco ou nada confiáveis. Isso exige das marcas uma estratégia mais elaborada, executada com antecedência.
Este é um dos motivos que contribuem para o crescimento do OOH e o investimento nesta mídia para este período. De 2017 a 2018, houve um crescimento de 14% no investimento aplicado no OOH, por marcas de diversos segmentos.
O número de anunciantes do OOH que investem exclusivamente no último trimestre do ano, é quase o dobro do que nos demais períodos de acordo com o IBOPE, tendo um aumento de 107%.
A Otima está na jornada de todos os consumidores, fazendo parte do caminho de quem estuda, trabalha e consome em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. A plataforma da Otima está presente nos principais pontos das cidades.
Os roteiros da Otima são especializados em mercados diferentes, como Beleza, Shopping, Vestuário e outros, próximos a estabelecimentos comerciais. Isso permite que os anunciantes tenham maior chance de engajamento e conversão no local, situação e horário certos.
Com os roteiros com painéis digitais para 5 semanas, sendo 3 no Natal, o alcance é de 30,80%, gerando 23.384.578 impactos. Já a 2 semanas para a Black Friday, o alcance é de 14,15%, com 4.858.441 impactos. E com os projetos especiais, as chances de impacto e engajamento para a Black Friday e Natal aumentam.
Unindo criatividade e inovação, os projetos especiais da Otima utilizam tecnologias diferentes.
Para conhecer os cases, clique aqui e, para consultar o cronograma, entre em contato por meio do e-mail comercialotima@otima.com ou pelo telefone (11) 3035-4700.
Leia também: Destination marketing amplia potencial de consumo das marcas