Mobiliário Urbano e o refinamento das métricas
Marco Muñoz, Diretor de Operações da Posterscope Brasil e Violeta Noya, Diretora Geral de Mídia da Talent Marcel gravaram uma matéria para o Meio&Mensagem falando sobre Mídia Exterior e a evolução de suas métricas.
Para Muñoz, quanto mais o mercado se abrir para a mídia exterior, mais rápido teremos empreendedores interessados em criar novas métricas e sistemas para apurar os números que a mídia entrega.
Agora, a mídia em mobiliários urbanos apresenta uma nova e eficiente métrica para comprovar sua eficiência: MAPA OOH. Essa nova ferramenta permite mostrar para os anunciantes o ROI das campanhas, quantidade de GRPS (audiência) alcançados em uma semana, frequência e alcance.
No Mapa OOH é possível colocar os trajetos, faces e cones de visibilidade onde toda vez que o cone encontrar um trajeto o sistema irá calcular qual a probabilidade das pessoas que utilizaram essa rota estabelecerem contato visual com a face. Esses dados ajudam muito na efetividade dos resultados para os anunciantes. Com eles, também é possível entender melhor o tempo e a aderência das pessoas.
Por enquanto, apenas os mobiliários urbanos são metrificados através do Mapa OOH. Segundo Sergio Viriato, Gerente do projeto Mapa OOH, esse “ambiente” foi o primeiro a ser estudado por representar entre 50% e 60% do investimento em out of home.
Por que a mídia exterior é tão requisitada? Ela dá asas à criação e abre inúmeras oportunidades para campanhas inovadoras, inclusive, a convergência da mídia exterior com o mobile.
Além disso, os ações e cases diferenciados que são realizados na Mídia Exterior acabam reverberando em outros meios de comunicação e aumentando, ainda mais, o buzz para a marca/produto.
A expectativa é que com o Mapa OOH as empresas invistam cada vez mais na Mídia Out of Home, já que os resultados serão mensurados e metrificados para a apresentação de resultados da campanha.
Saiba mais sobre o assunto: