Empresas de entrega de produtos propõem soluções conjuntas visando novos negócios; publicidade ganha espaço em app de agência de OOH
Com o aumento dos aplicativos de compartilhamento de carros, o termo MaaS – mobility as service – também passou a ser popularizar. A sigla representa a integração de diferentes formas de transporte em uma única plataforma, cabendo ao usuário combinar o seu trajeto entre um ou mais modais.
Algumas companhias já vêm trabalhando para centralização de serviços e produtos em um mesmo aplicativo, caso da Uber, que promete ser uma “plataforma agnóstica para movimentar pessoas”. Para Fabio Sabba, diretor de comunicação da empresa, pelo app será possível escolher o meio mais conveniente para se locomover. “Seja um carro ou uma bicicleta, o acesso à compra de bilhetes do sistema de transporte público e, no futuro, até mesmo um veículo voador”.
Em São Paulo, a Otima, empresa de OOH que, juntamente com a JC Decaux, detém os direitos de comercialização publicitária de pontos de ônibus e metrôs, desenvolveu o Leve-me, aplicativo que permite ao usuário buscar linhas de transporte público, receber informações sobre o trânsito, além de mapear as estações de metrô, trem e ônibus, e gerar avisos sobre previsão de tempo e dicas culturais.
“Ele faz a roteirização do ponto A ao ponto B e, dentro disso, dá possibilidades multimodais de transporte. Temos parcerias com Uber, Zazcar, Waze e agora estamos iniciando com Yellow e Grin”, comenta Ludhiana Brock, head de inovação da Otima.
“Nossa intenção é fomentar a utilização do transporte público, levar uma solução de melhoria para deslocamento do usuário, além de trazer serviços e informações sobre a cidade, auxiliando em sua gestão”, aponta.
A busca por entender ainda mais o consumidor fez a Otima revisitar o seu mix de serviços no Leve-me e, também, nos pontos de transporte.
O resultado é a personalização das campanhas entregues no aplicativo e em OOH. “Uma marca pode utilizar pins no nosso mapa, mostrar benefícios de promoções e serviços, e fazer posts notifications para pontos de venda”, diz Ludhiana.
“A gente consegue entregar campanhas contextualizadas aos clientes. Marcas de produtos como chocolate, música, cinema e atividades físicas utilizam muito essas ações no Leve-me”, destaca.
Ainda que de forma analógica, a Alelo, bandeira de cartões especializada em benefícios para empresas, também desenvolveu uma solução que abarca o conceito MaaS.
O cartão permite ao funcionários das empresas parceiras escolher de que forma vão investir seus créditos de transporte. “O RH dá um limite ao funcionário de R$ 1.500, por exemplo, e ele é quem decide como investir”, comenta André Turquetto, diretor de marketing da Alelo.
“Hoje temos parceria com táxi, bilhete único, aluguel de bikes, patinetes e até voo fretado”, defende. A empresa mantém acordos com Cittamobi, 99, Easy, Cabify, Zazcar, Urbano e
Leia também: 5 Benefícios do app leve-me